23/janeiro/2014- Atualizado em 22/01/2014 17:47:11

Cuidados com a pressão arterial

Pequenos hábitos podem fazer grandes diferenças!

01Sempre que seu coração bate, ele bombeia sangue para o resto do seu corpo em vasos chamados artérias. Assim, a Pressão Arterial (PA) é a força do seu sangue nas paredes das suas artérias quando este é bombeado pelo seu corpo.

A pressão arterial é composta por dois números, o primeiro é referente à medida ‘sistólica’, e é tomada quando o coração bombeia e o segundo é a medida ‘diastólica’, quando o coração relaxa. Por isso a aferição da PA resulta em dois valores, por exemplo, 120/80.

Ela depende de vários fatores, incluindo a sua idade e histórico familiar. Algumas mudanças simples na sua alimentação e estilo de vida podem ajudar a cuidar da sua pressão arterial e reduzi-la a um nível mais saudável, são exemplos:
– Reduzir o consumo de sal na sua alimentação
– Praticar atividades físicas regulares
– Controlar o peso
– Adotar frutas, legumes e verduras na alimentação diária
– Moderar a ingestão de bebidas alcoólicas
– Reservar um tempo para as atividades relaxantes e prazerosas

A pressão sanguínea é variável e naturalmente sobe ou desce durante o dia, sendo isso considerado normal e é bem diferente de ser diagnosticado com pressão arterial elevada. E apesar da PA muito baixa também não ser saudável, ter a pressão sanguínea mais baixa é melhor para seu coração do que tê-la em valores elevados. Mas é importante salientar que a “pressão alta” realmente instalada e conhecida como Hipertensão Arterial é uma doença e precisa de acompanhamento médico regular.

Sabemos que alterar alimentação e estilo de vida não é fácil para ninguém e será muito tentador desistir quando não se percebe resultados rápidos, pois é fácil se perder de vista os objetivos mais abstratos, principalmente se você for impaciente. Então, escreva num papel qual é o seu objetivo e em quanto tempo você pretende chegar nele e verá que antes que se dê conta, você pegará o seu “papel” e poderá dizer: “EU CONSEGUI”.
E pra não perder o hábito: O segredo é sempre a moderação!!!

02

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!