Pronto Atendimento Coronavírus recebe hemogasômetro para auxiliar no monitoramento dos pacientes

O hemogasômetro é cedido por empréstimo ao Pronto Atendimento Coronavírus pela Ufob

Em 31/07 de 2020

Informações e fotos: Dircom Barreiras

No fim da manhã desta sexta-feira (31), o Pronto Atendimento Coronavírus (PAC-Covid-19), no Hospital Municipal Eurico Dutra, em Barreiras, Oeste da Bahia, recebeu o hemogasômetro que será utilizado para acompanhar os níveis de saturação de oxigênio dos pacientes internados. O empréstimo do hemogasômetro, que foi feito pela Universidade Federal do Oeste da Bahia – (UFOB), é fruto da parceria entre a instituição e a administração municipal no enfrentamento ao novo Coronavírus.

Segundo o diretor do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde da UFOB, Rafael Simões, a Universidade e a Prefeitura de Barreiras possuem também um acordo de cooperação técnica que envolve o Hospital Municipal Eurico Dutra, onde o Pronto Atendimento Coronavírus está sediado.

“A UFOB está montando um laboratório de análises clínicas escola e como neste momento de pandemia as atividades presenciais estão suspensas, nada mais justo que os equipamentos sejam utilizados temporariamente na unidade de saúde que é referência também aos outros municípios dos Oeste”, informou Simões.

A hemogasometria é uma técnica importante para medir o nível de saturação de oxigênio e os gases sanguíneos, possibilitando uma análise mais completa do quadro de saúde dos pacientes monitorados durante o internamento, a partir da análise do sangue.

“As gasometrias arteriais vinham sendo realizadas com o apoio do Hospital do Oeste. Agora com a chegada do equipamento, estes exames poderão ser feitos aqui no Pronto Atendimento Coronavírus. Isso trará maior celeridade e uma prestação de serviço ainda mais eficiente aos pacientes em internamento que apresentam desconforto respiratório, com caso suspeito ou confirmado para Covid-19”, explicou o secretário municipal de saúde Anderson Vian.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.