COVID-19: Equipamento que vai aumentar a capacidade de análise de exames já chegou em Barreiras

O novo equipamento, que tem a capacidade de duplicar a análise diária de exames, foi adquirido pela Prefeitura de Barreiras e será utilizado pela UFOB

Em 26/09 de 2020

Na quarta-feira (23), foi assinado um termo de cessão de uso entre a Prefeitura de Barreiras e a Universidade Federal da Bahia (UFOB), para que o Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores (LAIVE) possa utilizar o Extrator Automático de Ácidos Nucleicos, adquirido pelo município. O novo equipamento tem a capacidade de automatizar parte do processo de análise das amostras para exames da Covid-19, duplicando a capacidade de análise diária do laboratório.

Recentemente, em entrevista exclusiva ao Fala Barreiras, o secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian, já havia adiantado que a prefeitura estava trabalhando para investir na compra desse extrator, ressaltando que esse investimento faz parte do conjunto de ações municipais para combater a disseminação da Covid-19 na cidade.

Além disso, vale lembrar que o LAIVE pertence à UFOB, fica localizado no Campus Reitor Edgar Santos em Barreiras e, durante essa pandemia, se tornou a central para o diagnóstico da doença Covid-19 no Oeste da Bahia. Portanto, para aproveitar a estrutura já existente nesse local, incluindo pessoal especializado para manusear o equipamento, a cessão de uso foi acordada entre a UFOB e a Prefeitura de Barreiras.

De acordo com a nota emitida pela Prefeitura de Barreiras, o extrator já foi entregue à Universidade e a expectativa é que o equipamento comece a ser utilizado no processamento de análises imediatamente.

Com essa ação, não só Barreiras, mas todos os municípios da Região que possuem parceria com a UFOB serão beneficiados pelo acesso ao maior número de resultados de exames de Covid-19, dados que vão facilitar o entendimento do quadro da doença na região e que ainda poderão ser utilizados como base para a elaboração de políticas públicas de combate ao Novo Coronavírus.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.