Barreiras inicia semana com 70 mortes por Covid-19 e 4.118 casos confirmados da doença

O 70º óbito por complicações do Novo Coronavírus ocorreu na noite do sábado (12) no Hospital Central

Em 14/09 de 2020

A Secretaria de Saúde de Barreiras, Oeste da Bahia, comunicou o 70º óbito decorrente da Covid-19 no município, ocorrido na noite de sábado (12) no Hospital Central. O senhor de 95 anos que estava internado desde o dia 28 de agosto, não resistiu às complicações provocadas pelo Novo Coronavírus.

Com 06 mortes, o mês de Setembro, agora, tem a média diária de 0,42. Portanto, continua a necessidade da população redobrar os cuidados no enfrentamento ao novo Coronavírus, tomando todas as medidas possíveis para frear a propagação do vírus, praticando o distanciamento social, evitando aglomerações, fazendo uso obrigatório de máscaras e higienizando as mãos sempre que necessário.

Barreiras chega a 10.708 casos notificados para o Novo Coronavírus

Para tristeza do barreirense, setembro parece aumentar o ritmo agressivo da Covid-19 no município de Barreiras, registrando mortes, novos suspeitos de contaminação e vários contaminados. Nesse domingo (13), Barreiras registrou 23 novos casos com características do Novo Coronavírus, (12 pessoas do sexo feminino com idades entre 19 e 57 anos e 11 pessoas do sexo masculino com idades entre 18 e 91 anos), 16 novos contaminados com o vírus (09 mulheres com idades entre 01 e 59 anos e 07 homens com idades entre 24 meses e 51 anos).

Não saia de casa sem necessidade | Foto: Reprodução Agência Brasil

A Secretaria de Saúde do município, registra atualmente 4.118 casos confirmados para o Novo Coronavírus, destes 3.761 estão recuperados, 279 estão em isolamento domiciliar, 08 estão internados e o município registra 70 óbitos. 39 pessoas aguardam resultado de exames. O Centro da cidade tem hoje 20 casos ativos da doença. Veja no final do artigo o quadro com os números de todos os bairros da cidade.

Desde o 26 de março de 2020, Barreiras contabiliza 10.708 casos notificados, destes 5.322 foram descartados.

A seguir o boletim oficial desse domingo (13) da Prefeitura Municipal de Barreiras:

Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 214, de 13 de setembro de 2020

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 23 (vinte e três) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 12 (doze) pessoas do sexo feminino com idades entre 19 e 57 anos e 11 (onze) pessoas do sexo masculino com idades entre 18 e 91 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 73 (setenta e três) resultados, sendo que 57 (cinquenta e sete) testaram negativo e 16 (dezesseis) testaram positivo. Os 57 (cinquenta e sete) casos que testaram negativo, trata-se de 28 (vinte e oito) pessoas do sexo feminino com idades entre 18 e 57 anos, e 29 (vinte e nove) pessoas do sexo masculino com idades entre 12 e 61 anos.

Já os 16 (dezesseis) casos que testaram positivo, trata-se de 09 (nove) pessoas do sexo feminino, com idades entre 01 e 59 anos. Destas, 05 (cinco) são sintomáticas, e 04 (quatro) tiveram contato com caso confirmado. E 07 (sete) pessoas do sexo masculino, com idades entre 24 meses e 51 anos. Destes, 05 (cinco) são sintomáticos e 02 (dois) tiveram contato com casos confirmados. Dos 16 (dezesseis) casos positivos, 05 (cinco) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 45 (quarenta e cinco) dos 57 (cinquenta e sete) que testaram negativo, totalizando 50 (cinquenta) que não foram diminuídos dos 39 (trinta e nove) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 4.118 (quatro mil cento e dezoito) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 3.761 (três mil setecentos e sessenta e um) estão recuperados, 279 (duzentos e setenta e nove) estão em isolamento domiciliar, 08 (oito) estão internados, e o município registra 70 (setenta) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 39 (trinta e nove).

Barreiras contabiliza hoje 10.708 (dez mil setecentos e oito) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 5.322 (cinco mil e trezentos e vinte e dois) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Final de semana de alegria para mais quatro pacientes que receberam alta hospitalar no Pronto Atendimento Coronavírus, em Barreiras

Mais quatro pacientes receberam alta hospitalar do Pronto Atendimento Coronavírus, no Hospital Municipal Eurico Dutra na tarde de sábado (12) e iniciam a nova semana comemorando o retorno para o convívio familiar e social.

Dessa vez, as pacientes e moradoras de Barreiras, Zenaide da Silva Macedo, 44 anos, Alinalva Rodrigues dos Santos de 54 anos, e o morador do município de Cristópolis, Felisberto Muniz de Macedo, de 44 anos, receberam alta hospitalar após os cuidados da equipe multiprofissional e por estarem com a saúde restabelecida. Já a quarta paciente, de 19 anos, também de Barreiras, apresenta boa saturação em ar ambiente e dará continuidade ao tratamento com observações em isolamento domiciliar.

Conforme recomendações do Ministério da Saúde, os pacientes curados, em isolamento domiciliar e toda população devem seguir orientações consideradas necessárias neste período da pandemia do novo Coronavírus, como: usar máscara, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel e evitar aglomerações.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.