15/junho/2016- Atualizado em 15/06/2016 9:21:05

Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados com fogos de artifício

Da redação*

É importante ler as instruções nas embalagens antes do manuseio | Foto: Carla Ornelas/GovBA

É importante ler as instruções nas embalagens antes do manuseio | Foto: Carla Ornelas/GovBA

Na manhã da sexta-feira (10), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) realizou demonstrações de uma queima de fogos mais segura, oferecendo instruções e recomendações para quem quiser utilizar desde os conhecidos traques até as ‘chuvinhas’, as bombas e os rojões.

A atenção deve começar na compra dos fogos de artifício. É importante procurar locais credenciados e licenciados pela Polícia Civil ou pela prefeitura da cidade. Isso dá uma garantia de que esses artefatos pirotécnicos têm uma procedência, que estão vindos da indústria e não são feitos de forma artesanal. Locais que estejam realizando a fabricação artesanal deve ser denunciado à Polícia Civil.

Na compra avalie as indicações nas embalagens, como a faixa etária recomendada e a classificação, que vai de A – fogos mais simples – até aqueles de maior potencial de explosão, os de classe D. Independentemente da categoria dos artefatos, as orientações contidas nas embalagens devem ser seguidas. E, no caso de crianças, elas devem ser supervisionadas enquanto manusearem os fogos. A falta de cuidado e atenção no manuseio do artefato é uma das principais causas de acidentes.

Em caso de acidente, deve-se rapidamente lavar o local afetado com água limpa e corrente, de forma contínua, como colocar o local queimado sob uma torneira ou chuveiro, e procurar o hospital mais próximo, no caso de Barreiras, o Hospital do Oeste. Não se deve colocar nenhuma substância sob a queimadura. Somente um médico pode avaliar a gravidade da lesão e prescrever o tratamento adequado.

* Com informações da Secom Bahia

Tags:

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!