Concurso IBGE: Portaria autoriza edital com previsão de 6.500 vagas

A portaria que autoriza o certame já foi assinada e prevê vagas para nível médio e superior. Saiba mais!

Em 17/09 de 2020

Na última sexta-feira (11), foi publicada a portaria nº 20.388 no Diário Oficial da União, que autoriza a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a realizar concurso para o provimento de 6.500 vagas temporárias.

De acordo com o documento, o edital de abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado deve ser divulgado em até 6 (seis) meses, contado a partir da publicação dessa portaria. Porém, o documento também autoriza a contratação desses profissionais a partir de janeiro de 2021, o que significa que o edital pode sair ainda esse ano.

Ainda de acordo com a portaria, as 6.500 vagas previstas devem ser distribuídas para cargos de Agente de Pesquisas e Mapeamento (5.623); supervisor de coleta e qualidade (552); agente de pesquisas por telefone (300) e supervisor de pesquisas (25).

Além disso, a portaria o concurso tem como objetivo selecionar profissionais que possam atuar nas operações relacionadas as pesquisas permanentes realizadas pelo IBGE. Os contratos devem ter duração de até um ano, que podem ser prorrogados.

A portaria conta com o aval de Caio Mário Paes de Andrade, Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Informações sobre a banca, as remunerações e as datas das provas desse processo seletivo ainda não foram divulgadas.

Concurso IBGE para o Censo Demográfico 2021

Como descrito anteriormente, a portaria 20.388 autoriza a contratação de profissionais permanentes realizadas pelo IBGE, ou seja, esses profissionais não irão trabalhar no Censo Demográfico previsto para ocorrer em 2021. O Censo deveria ocorrer esse ano, mas foi adiado em função da pandemia do COVID-19 .

Por isso, será necessária a realização de um novo concurso para o provimento de mais de 200 mil vagas temporárias destinadas a profissionais que irão trabalhar especificamente no próximo censo.

Esse concurso está previsto no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) para 2021, que já foi encaminhado para o Congresso Nacional em agosto, com um orçamento de cerca de R$ 2 bilhões.

Para a realização do próximo Concurso IBGE , para a seleção de profissionais que irão trabalhar nesse Censo, continuam previstas 208.695 vagas temporárias, sendo que essas vagas serão distribuídas para os cargos de agente censitário municipal (5.462), agente censitário supervisor (22.676) e recenseador (180.557).

Para a realização desse censo, serão visitados todos os domicílios do país, sendo que os recenseadores devem coletar as informações através de uma entrevista direta.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.