02/junho/2014- Atualizado em 02/06/2014 17:14:04

Centros de Treinamento na Bahia criam estrutura para receber Alemanha, Suíça e Croácia

Secom Bahia | Fotos: Camila Souza

Escolhida pelas seleções da Alemanha, Suíça e Croácia para hospedar as suas delegações, a Bahia se preparou com grandes estruturas e empreendimentos para receber bem os atletas que vão disputar a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.

01Importante polo de atração de turistas pelas belezas naturais, a Costa do Descobrimento, no sul do estado, chamou a atenção dos
estrangeiros. Com chegada prevista para o início do mês de junho, as seleções da Alemanha e da Suíça escolheram as cidades de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, respectivamente, para abrigar os Centros de Treinamento das Seleções (CTS) e receber jogadores, familiares e amigos, comissão técnica, dirigentes de futebol e imprensa internacional.

Com o início do mundial, chegarão ao sul da Bahia para acompanhar as seleções mais de 1.500 pessoas que ficarão em cerca de 15 hotéis da região. O trade turístico se preparou para receber os estrangeiros e, além das seleções, os profissionais da imprensa também receberão tratamento especial em área reservada só para eles. Cada país terá o seu centro de mídia próprio: a Alemanha, em Santa Cruz Cabrália, em um espaço com capacidade para atender 250 jornalistas; e a Suíça, em um resort de Porto Seguro, em uma estrutura que mobilizou 45 leitos, entre acomodações e escritórios, além de uma área de frente para o mar, onde serão feitas as transmissões ao vivo.

Com a estrutura dos CTSs, a Bahia está entre os nove estados do país que irão abrigar as seleções e o único do Nordeste que possui centro de treinamento e sediará jogos. Em Porto Seguro, o estádio foi reformado com investimento de R$ 4,2 milhões dos governos Estadual e Federal para sediar os treinos da Suíça.

Campo Bahia
Com chegada prevista para o dia 8 de junho, a seleção alemã ficará hospedada no vilarejo de Santo André, na cidade de Santa Cruz Cabrália. Os jogadores e comissão técnica ficarão no chamado Campo Bahia, empreendimento criado especialmente para recebê-los. Para o alojamento, foi criado uma espécie de condomínio residencial, onde ficarão atletas e comissão técnica durante a permanência no Brasil, que conta com o setor de apoio e serviços como restaurante exclusivo e comodidades para os estrangeiros.

Para os treinamentos, o Campo Bahia fundou um espaço que vai abrigar, além do campo, uma área específica para treinamento do goleiro, vestiários, escritórios para comissão técnica, sala de massagem, lounge de lazer para os jogadores, academia, um cômodo específico para o tratamento com gelo para os atletas. Uma pequena arquibancada ao lado do campo deve receber e imprensa e torcedores que forem conferir os treinos.

Com dimensão de 140m x 75m, o gramado onde treinarão os alemães recebeu tratamento especial e avaliação internacional. O engenheiro e responsável técnico pelo campo, Mário Jorge de Assis, explica que o campo envolve alta tecnologia e que foi aprovado pela federação alemã de futebol. “A criação desse espaço foi estudada desde a escolha do tipo da grama, até o método automatizado de irrigação. A grama, nivelada a lazer, está sobre um colchão de areia, o que dá ao gramado um sistema de drenagem considerado pelos profissionais como ideal”.

Porto Seguro
Em preparação desde dezembro do ano passado, o estádio de Porto Seguro vai receber os treinos da seleção suíça e para isso recebeu R$ 4,2 milhões em investimentos dos governos Estadual e Federal. Com arquibancadas reformadas, iluminação mais moderna e novos vestiários, o espaço tem capacidade para receber mil pessoas, mas para a Copa ganhou uma estrutura que aumenta a altura dos muros para impedir que os treinos sejam vistos. O gramado foi refeito por completo, com a retirada da antiga grama e reforma do sistema de drenagem, que obedece padrões internacionais estabelecidos pela Fifa.

As cerca de 70 pessoas da delegação suíça também ficarão hospedadas na Costa do Descobrimento, em três núcleos isolados do La Torre Resort, em Porto Seguro. Foram montadas estruturas de escritórios para a comissão técnica, para a imprensa internacional que acompanha o time e uma área reservada aos familiares e amigos que virão com a seleção. Embora auxiliares da delegação já tenham começado a desembarcar na Bahia, os jogadores chegam no próximo dia 7.

Os jogadores ficarão isolados na Vila La Torre, uma espécie de condomínio com pequenas casas de dois quartos, piscina própria e academia montada especialmente para os suíços. A seleção também contará com um restaurante exclusivo e um cardápio preparado especialmente para eles e algumas modificações foram feitas. O diretor do resort, Luigi Rotunno, conta que os suíços “exigiram toalhas de mesa especiais e pediram que a iluminação e temperatura do restaurante fossem alteradas, porque o ambiente foi considerado aconchegante demais”.

Praia do Forte
A seleção da Croácia vai fazer os preparativos para a Copa do Mundo no centro de treinamento de Mata de São João, que começou a ser construído no dia 7 de janeiro deste ano. Entre jogadores, comissão, jornalistas e profissionais, já estão reservados cerca de 60 quartos de hotéis em Praia do Forte para a hospedagem dos envolvidos com o mundial.

Construído sobre uma área de preservação ambiental, o arquiteto responsável pelo projeto do CTS, Firmo de Azevedo, conta que ainda houve uma preocupação com a preservação do entorno e com sustentabilidade. “Toda a vegetação que precisou ser retirada foi transplantada na região de Mata de São João, criamos um lago artificial que capta a água drenada no campo e que depois é reutilizada na irrigação dos jardins”.

Na área de 72.000 m² foi construída uma estrutura com campo em padrões internacionais, arquibancada para 400 pessoas, vestiários, banheiros, salas especiais para comissão e técnicos e de tratamento médico para os jogadores. Para a secretária de Turismo do município, Rafaella Pondé, outros espaços para eventos ainda devem ser criados na área reservada para o CTS. “Estamos confiantes que esse projeto, que foi pensado não somente para a Copa, possa ser aproveitado para outros eventos esportivos e para como um grande espaço para eventos culturais e corporativos”.

Clique nas miniaturas para ampliar as fotos:

Tags:

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!