Eficiência na segurança pública foi uma das marcas do Barreiras Folia 2020

O fechamento dos circuitos, as abordagens com detectores de metais e o vídeo monitoramento garantiram conforto e tranquilidade aos mais de 80 mil foliões e trabalhadores

Em 28/02 de 2020

Dircom Barreiras

A integração entre as forças de segurança pública, coordenadas pela Secretaria de Segurança Cidadã e Transito e o planejamento antecipado das estratégias para os Circuitos Aguinaldo Pereira, Zé de Hermes e Rio de Ondas garantiram mais uma edição de paz do Barreiras Folia. O fechamento dos circuitos, as abordagens com detectores de metais e o vídeo monitoramento garantiram conforto e tranquilidade aos mais de 80 mil foliões e trabalhadores que aproveitaram diariamente a programação do carnaval.

Com o grande crescimento do número de foliões dentro e fora dos blocos, o desafio foi manter os baixos índices de ocorrências obtidos em relação à edição de 2019. Segundo dados da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito, a Prefeitura de Barreiras investiu no reforço do efetivo, incluindo por dia mais de 250 agentes de segurança privada, 60 guardas civis municipais, além de 15 guardas e agentes da Coordenação Municipal de Trânsito – Cootrans. A estes números somaram-se por dia 164 Policiais Militares, 30 bombeiros e 10 agentes da Policia Civil.

“Não podemos deixar de agradecer a todos os órgãos e parceiros que fizeram deste Barreiras Folia, sucesso de público, organização e segurança. A Polícia Civil, Policia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, as orientações do Ministério Público, a dedicação da Guarda Civil Municipal, Cootrans, Juizado de Menores, SAMU e Conselho Tutelar, sabemos do empenho das forças de segurança nesse trabalho que é recompensador”, disse o secretário municipal de segurança cidadã Júnior Sampaio.

Faz parte do planejamento da Prefeitura de Barreiras um cuidadoso mapeamento para definir as áreas de entrada, interdição, estacionamento, além dos itens que podem ser comercializados ou utilizados no circuito da festa. O impacto, além de positivo, foi a ausência de homicídios ou lesões corporais graves.

“Iniciamos o planejamento e ações de segurança já em outubro de 2019, em parceria com os órgãos de segurança, 30 dias antes do Barreiras Folia foram realizadas blitze nas entradas da cidade e operações nos bairros. Este ano, nosso balanço aponta um número bem maior de foliões e um número bem menor de ocorrências, nenhuma delas envolvendo arma de fogo. Com o fechamento dos circuitos, a abordagem na entrada dos foliões ficou ainda mais rigorosa junto com as ações da equipe de fiscalização e a Comissão do Carnaval, o resultado foi um trabalho coletivo muito bem integrado, sempre acionando as equipes de segurança nos momentos oportunos”, destacou o secretário de segurança cidadã e trânsito Júnior Sampaio.

Foram registrados cerca de 80 furtos simples, uma briga envolvendo “rixa”, 19 detenções e quatro flagrantes. O sentimento de segurança pode ser constatado na fala do ambulante Júlio Cesar. “Sempre que puder estarei no carnaval de Barreiras trabalhando, já estive em Salvador e lá além de muita concorrência tínhamos ainda que lidar com a violência nos circuitos”, pontuou.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.