21/julho/2018- Atualizado em 21/07/2018 18:20:42

Barreiras realiza I Encontro de Políticas e Gestão Culturais

O encontro discutiu gestão, fundo de cultura e consolidação de políticas culturais em Barreiras

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Barreiras por meio da Diretoria Cultura realizou nessa sexta feira, 20, o I Encontro de Políticas e Gestão Culturais de Barreiras. O evento aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, com grupos de trabalho, debates, rodas de conversa e apresentações culturais dos Professores da Escola de Música Antoninho Sampaio e o Grupo do Reisado do Povoado Bezerro.

Na solenidade de abertura, participaram a secretária de educação de Barreiras, Cátia Alencar, o presidente da Câmara de Vereadores Gilson Rodrigues, a diretora da Fundação de Cultura do Estado da Bahia-Funceb, Renata Dias, o diretor de Territorialização da Cultura na Bahia, Sr. Wdileston Souza e o presidente do Ponto de Cultura Flor de Trovão, Gelson Vieira. Em seu pronunciamento, a secretária de educação que no ato representou o prefeito Zito Barbosa, agradeceu a participação expressiva de representantes de comunidades culturais, religiosas, artistas, artesãos, vereadores e instituições ligadas a arte em Barreiras. Pontuou a importância da discussão da gestão cultural em toda Bacia do Rio Grande, citando as influências multiculturais mapeadas em Barreiras.

“Esse é o momento de encontro entre artistas, técnicos, produtores culturais, pesquisadores e comunidades para discutirem os rumos da cultura em Barreiras. Sabemos da diversidade que compõem nossas vivências populares, e precisamos aprender a lidar no coletivo com todas as influências culturais. Precisamos sim, sentar, debater, elencar e agir democraticamente, porque temos o fundo de cultura que será utilizado de forma participativa”, afirmou Cátia Alencar.

A diretora da Funceb, Renata Dias solicitou aos participantes que elencassem discussão em torno de um olhar de pertencimento ao “ser baiano”, com ideias e projetos que resgatem as tradições e a cultura local. Logo após, os participantes inscritos seguiram para as salas temáticas, para discutirem os 05 eixos, sendo: gestão pública da cultura, diálogos culturais; gestão democrática e conselho de cultura; fundo de cultura; plano municipal de cultura e editais de cultura.

Os projetos, sugestões e contextualização das ideais foram documentadas e serão encaminhadas para a Diretoria de Cultura do município, e posteriormente repassadas ao Conselho Municipal de Cultura e inclusas no Plano da Gestão Cultura de Barreiras, que será apresentado a comunidade.

No período da tarde, os participantes interagiram com o diretor de territorialização da Cultura, Wdileston Souza, que trouxe um painel com a palestra “Utilização do Fundo de Cultura e o Papel do Conselho de Políticas Culturais”. O palestrante falou do papel do estado, dos municípios e artistas, e também do papel dos conselhos gestores de política na construção de um modelo no campo da cultura.

Para finalizar os debates, a mesa redonda com o tema “Projetos e Editais: captação de recursos e contratações” foi mediada pelo coordenador da controladoria da prefeitura, Alexandre Machado, a diretora da Funceb, Renata Dias e o presidente do ponto de cultura Flor de Trovão, Gelson Vieira, que trouxeram uma abordagem objetiva e introdutória aos assuntos de política cultural; legislações culturais; inserção de projetos culturais no governo estadual e federal; mecanismos de fomento e financiamento.

No final, o Reisado tradicional do povoado do Bezerro, trouxe a marcação dos instrumentos, a riqueza cultural e a mesclagem dos cânticos e dança. Constituído com um dos mais tradicionais folguedos folclóricos, que perpassa de geração em geração no povoado e adquiriu características própria e uma identidade cultural dos moradores, sem deixar de preservar o enredo principal, que é a dramatização da visita dos três reis magos ao Menino Jesus.

Fonte: Dircom Barreiras

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!