15/janeiro/2019- Atualizado em 15/01/2019 15:51:13

Barreiras: começam preparativos para a tradicional Festa de Iemanjá

Festejos iniciam-se na quinta-feira (31), conforme programação

Uma reunião realizada no Palácio das Artes nessa segunda-feira (14), com representantes de diversas Secretarias Municipais, de Universidades, e órgãos de segurança, definiram os detalhes das comemorações e homenagens a Oxum e Yemanjá, no dois de fevereiro.

A abertura dos festejos será na quinta-feira (31), às 19h no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. Representantes dos terreiros de umbanda e candomblé farão uma apresentação artística com o Canto das Yabás. Em seguida terá a palestra temática desse ano “Religiosidade afrobarreirense e a preservação do Rio Grande: uma relação ancestral”, ministrada pelo professor da UNEB, Gildaci de Oliveira Leite.

Na data oficial da festa de Yemanjá e Oxum, as comemorações começam com a alvorada às 5h na casa do Ilê Axé Bara Bologum Oba Aomim, em Barreirinhas, seguida de uma carreata em direção ao Cais de Barreiras. À tarde, a programação continua com a concentração na orla do cais às 15h, seguida do cortejo fluvial que traz Oxalá, Oxum e Yemanjá. O encontro será na rampa em frente ao mercado com cortejo terrestre pelas principais ruas de Barreiras. O evento está programado para encerrar às 19h com as bênçãos aos participantes.

A Festa de Iemanjá faz parte das comemorações do calendário afro-brasileiro, sendo Iemanjá uma divindade de origem africana. Seu nome significa “mãe cujos filhos são peixes”. É considerada a deusa das águas, mãe de vários outros orixás. No Brasil, é conhecida ainda como Janaína, Iara, Sereia do Mar, Rainha do Mar, entre outros nomes.

Reunião no Palácio das Artes | Foto: Dircom Barreiras

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!