Assistência Social de Barreiras realiza enfrentamento ao trabalho infantil durante festejos juninos

As equipes volantes atuaram vistoriando e acompanhando as famílias de ambulantes e barraqueiros, coibindo a prática do trabalho infantil durante a festa

Em 25/06 de 2019

Foto e informações Dircom Barreiras

O trabalho infantil é determinado por uma série de fatores, muito além do econômico, que condicionam as famílias a usarem a mão de obra das crianças, e entrou no debate das ciências sociais e econômicas recentemente, tomando espaço na mídia e nas políticas governamentais.

Durante os festejos juninos em Barreiras, equipes volantes formadas por órgãos municipais de Assistência Social abraçaram a missão de diariamente vistoriar, observar e acompanhar as famílias dos barraqueiros e ambulantes que trabalham dentro e fora do Parque.

O maior desafio foi acompanhar os casos de alcoolemia de adolescentes, que muitas vezes chegavam sem a companhia dos pais ou responsáveis, e conscientizar explicando que é proibido o trabalho infantil, principalmente em eventos abertos, porque induz e facilita a exploração sexual de menores.

Essa é uma realidade de milhares de crianças em todo o Brasil e em Barreiras não poderia ser diferente. O Serviço Social tem um papel fundamental na erradicação desse fenômeno, seja na elaboração de atividades socioeducativas, gestão e execução dos programas governamentais, investigação e identificação das demandas existentes, bem como encaminhamento correto para tratamento médico e psicológico.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.