Valença recebe incentivos para pesca e aquicultura na região

Credenciamento no CadCidadão, embarcações do Projeto Renovar e um escritório regional. Essas foram algumas das entregas realizadas pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), na tarde de hoje (05) na abertura do Festival de Gastronomia, Turismo e Pesca de Valença e Costa do Dendê. Para o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, a […]

Em 09/12 de 2013

01Credenciamento no CadCidadão, embarcações do Projeto Renovar e um escritório regional. Essas foram algumas das entregas realizadas pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), na tarde de hoje (05) na abertura do Festival de Gastronomia, Turismo e Pesca de Valença e Costa do Dendê.

Para o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, a atividade precisa de estímulo, apoio e estrutura de acesso a insumos básicos. Com o CadCidadao os pescadores e marisqueiras serão beneficiados, por exemplo com redução da tarifa de energia, terão acesso ao Programa de Telefone Popular e estarão inseridos no Programa Vida Melhor. “Estamos aqui para superar obstáculos e desafios, para desenvolver agricultura e pecuária, mas também pesca e aquicultura com responsabilidade”, destacou Eduardo Salles.

Até sexta-feira (07) a expectativa da Bahia Pesca é incluir 300 pescadores e marisqueiras no CadCidadao, ferramenta do governo do estado, criada pela EBDA. “Esse cadastro é o primeiro passo para traçar o verdadeiro perfil da atividade, identificando as potencialidades regionais”, explicou Cássio Peixoto. “Com isso a Bahia Pesca já está dando um novo impulso para a pesca e aquicultura nos quatro cantos do Estado, de forma ativa e firme”, disse.

Para efetivar o cadastramento durante o evento, os pescadores e marisqueiras de Valença e região devem se dirigir à Praça da República com os seguintes documentos: RG, CPF, RGP, comprovante de residência e Número de Inscrição Social (NIS).

Ainda na abertura do Festival a Bahia Pesca anunciou outros importantes projetos, entre eles a revitalização da fábrica de gelo e da unidade de beneficiamento de pescado da Colônia Z-15.

Outro ato bastante comemorado pelos pescadores presentes ao evento foi a dinamização do Programa de Subvenção do Óleo Diesel, junto com o Ministério da Pesca e Aquicultura, que vai facilitar a oferta deste insumo para o desenvolvimento da atividade, com uma economia de até 40% na saída das embarcações.

Participaram do evento os deputados estaduais Cacá Leão e Mário Negromonte Junior, o assessor especial da secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), Cláudio Queiroz, o coordenador regional do Sebrae, José Amancio, o vice-prefeito de Valença Joailton de Jesus e a Prefeita de Valença, Jucélia Souza.

Fonte: Ascom Bahia Pesca

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.