Programa educacional da Abapa promove seminário para professores de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia

As atividades proporcionaram uma maior aproximação dos professores com os temas ligados à produção no campo

Em 11/10 de 2019

Ascom Abapa | Araticum Comunicação | Imagem destaque: Seminário transversal conhecendo o agro, sala de aula em Barreiras | Foto: Divulgação

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), por meio do programa educacional “Conhecendo o Agro”, promoveu na última semana um seminário com palestras sobre agricultura sustentável e educação ambiental destinado aos professores das escolas da rede pública de ensino parceiras do programa. As atividades, realizadas na quarta-feira (2) em Barreiras, e terça-feira (1) em Luís Eduardo Magalhães, proporcionaram uma maior aproximação dos professores das escolas integrantes do projeto, com os temas ligados à produção no campo e que podem vir a ser inseridos de forma transversal nas disciplinas ministradas aos estudantes.

Na oportunidade, foram ministrados conteúdos sobre o ciclo da natureza, sociedade e meio ambiente, além de conservação ambiental. Para a professora de Ciências da Escola Ottomar Schwenberg, Carine dos Santos Barros, de Luís Eduardo Magalhães, o seminário levou informações técnicas com uma didática e linguagem acessíveis. “Os temas solo e água, por exemplo, podem facilmente ser aplicados de forma transversal no contexto agrícola e ambiental junto aos estudantes”, afirma. Para a professora Célia Lustosa, do Colégio Municipal Padre Vieira, a atividade foi essencial para desmistificar algumas questões polêmicas que envolvem o agronegócio e visualizar a abrangência do setor e as atividades socioeconômicas ligadas à ele.

Seminário transversal conhecendo o agro, evento em Barreiras | Foto: Divulgação

Ao ministrar a atividade, o instrutor do Senar, o engenheiro agrônomo, Maxuel Araujo Santos, explica que os conteúdos foram repassados de uma forma que pudesse agregar professores de todas as disciplinas e com um viés mais prático por meio de experiências e dinâmicas. “A intenção dos temas transversais é que sejam incorporados os conteúdos dentro de sala de aula em disciplinas cujos professores já ministrem em sala de aula”, afirma. As atividades do programa educacional “Conhecendo o Agro” vêm sendo realizadas desde junho deste ano com os professores e estudantes do Colégio Municipal Padre Vieira, de Barreiras; e das escolas Ângelo Bosa, Dom Ricardo Josef Weberberger, Vania Aparecida Santos Ribeiro, Onero Costa da Costa e Ottomar Schwengber, de Luís Eduardo Magalhães.

O presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, acredita que é fundamental o trabalho que vem sendo desenvolvido pela entidade por meio do “Conhecendo o Agro” que está aproximando cada vez mais o campo da cidade. “Apesar da região Oeste da Bahia ter o seu potencial agrícola, existe muita falta de informação das técnicas utilizadas na produção, levando a um distanciamento da atividade, que vem trazendo emprego e renda de forma sustentável”, afirma. Realizado pela Abapa, o Programa Educacional “Conhecendo o Agro” conta com a parceria da FAEB/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato dos Produtores Rurais e Secretarias Municipais de Educação de Barreiras e de Luís Eduardo Magalhães e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Seminário transversal conhecendo o agro, evento em Luís Eduardo Magalhães | Foto: Divulgação

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.