Produção de mel no Oeste da Bahia

Produção de mel no Oeste da Bahia: Paratinga ganha unidade de beneficiamento

A unidade de beneficiamento de mel vai beneficiar comunidades rurais do município

Em 22/11 de 2020

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está incentivando a produção de mel no Oeste da Bahia. A Instituição investiu na instalação de uma unidade de beneficiamento de mel que vai beneficiar as associações de apicultores das comunidades rurais de Caibros e Morro de Dentro, no município de Paratinga (BA).

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Codevasf e a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional (SDRU/MDR), com o objetivo estruturar o polo de apicultura da região de Ibotirama (BA).

A ação também contou com o apoio da Secretaria de Agricultura de Paratinga, da Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco (Fundifran) e da Cooperativa de Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), que são parceiros da Codevasf nessa ação de apoio à produção de mel no território do Velho Chico.

Ao todo, serão investidos aproximadamente R$ 250 mil, tanto na estrutura física quanto na compra de equipamentos para beneficiamento de mel. Dentre os equipamentos adquiridos estão centrífugas, decantadores, mesas desoperculadoras, balança de plataforma, derretedores de cera e cilindros alveoladores.

Produção de Mel no Oeste da Bahia
Casa de Beneficiamento de Mel em Paratinga – Fortalecendo a Produção de Mel no Oeste da Bahia

Esse investimento é fundamental para fortalecer a produção de mel no Oeste da Bahia e fortalecer os apicultores locais, uma vez que esses materiais permitem a melhoria das condições de beneficiamento de mel e seu armazenamento, o crescimento da produção média e a melhoria da qualidade do produto, que poderá permitirá que ele seja exportado.

Vale ressaltar que a Codevasf apoia a produção de mel no Oeste da Bahia desde 2013, com repasse de kits produtivos e equipamentos de beneficiamento de mel para apicultores de Serra do Ramalho e de Caibros. A entrega dessa unidade de beneficiamento de mel é mais uma ação para suprir a demanda da microrregião dessa comunidade. É importante lembrar que a apicultura é muito importante para a agricultura familiar, sendo uma atividade capaz de gerar renda e promover a preservação ambiental.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.