Curso de Operação e Ajustes de Plantadeiras Agrícolas é ministrado pela Abapa

Virgília Vieira | Ascom Apaba A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), realizou entre os dias 22 e 24 de julho, o Curso de Operação e Ajustes de Plantadeiras Agrícolas, através do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, em parceria com a Agrosul Máquinas/John Deere. “Com o conhecimento adquirido, os operadores aumentarão a produção […]

Em 02/08 de 2015

Virgília Vieira | Ascom Apaba

O treinamento aconteceu no Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia | Foto: Virgília Vieira

O treinamento aconteceu no Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia | Foto: Virgília Vieira

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), realizou entre os dias 22 e 24 de julho, o Curso de Operação e Ajustes de Plantadeiras Agrícolas, através do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, em parceria com a Agrosul Máquinas/John Deere. “Com o conhecimento adquirido, os operadores aumentarão a produção e aperfeiçoarão o trabalho. Com isso, os produtores diminuirão custos. Conhecer melhor as máquinas fará com que os profissionais utilizem os equipamentos de maneira adequada, o que evitará danos e desgastes desnecessários, aumentando a vida útil dos equipamentos”, ressalta o presidente da Abapa, Celestino Zanella.

O curso teve como principal objetivo, a capacitação dos profissionais para a utilização eficiente das plantadeiras com sistema Vacuum meter-JD. “Procuramos atender aos associados com o que há de melhor em treinamentos e programas direcionados ao aprimoramento profissional. Este treinamento visa proporcionar aos participantes informações que são indispensáveis para um adequado ajuste da plantadeira, a fim de aperfeiçoar sua aplicação”, informou o coordenador do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, Douglas Fernandes.

Com uma carga horária de 24h, o conteúdo programático do treinamento, contou com temas direcionados às noções básicas em NR-11, NR-12 e NR-31; Normas de segurança e procedimentos em situações de emergência; Direção defensiva; Noções de primeiros socorros; Identificação das fontes geradoras dos riscos à integridade física e à saúde do trabalhador; Noções sobre acidentes e doenças decorrentes da exposição aos riscos existentes na máquina e implementos; Medidas de controle dos riscos: Equipamento Proteção Coletiva e Equipamento de Proteção Individual; Especificações técnicas do equipamento; Fundamentos básicos sobre tratores agrícolas (ajustes e operação); Fundamentos básicos de plantio; Regulagens para uso de adubo; Regulagens para uso de sementes; Regulagem do espaçamento entre linhas; Sistema Vacumeter; Acoplamento ao trator (eletro/hidráulico); Acessórios (ajustes e operação); Sistema de lubrificação; dentre outros assuntos.

Operando máquina desde 1991, Avelino Cardoso, afirma que é o primeiro treinamento que faz na área. “Mesmo com todos esses anos atuando na área, conseguimos ver muita coisa nova, quanto mais a gente aprender melhor. Muitas vezes pensamos que sabemos tudo, mas não, um curso desse ajuda a descobrir novas, e isso nos faz trabalhar melhor”, afirmou o operador de máquinas contratado recentemente pela Fazenda Clarin.

Centro de Treinamento – Inaugurado em 2010, o Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, visa capacitar e qualificar operadores e mecânicos de equipamentos agrícolas. Desde a sua inauguração, o Centro de Treinamento já capacitou cerca de 3.500 profissionais.

Nesse ano, o Centro de Treinamento já realizou cerca de 32 cursos. Recentemente, realizou os cursos de Operação e Manutenção de Empilhadeira e Operação de Manutenção de Máquinas Beneficiadoras de Algodão, respectivamente nos dias 30 de junho a 01 de julho, e 08 a 10 de julho, em Roda Velha; e os cursos de Operação e Ajustes de Tratores Agrícolas, Operação e Ajustes de Plantadeiras Agrícolas Plantadeira, e AMS Básico, respectivamente nos dias 15 a 17 de julho, 22 a 24 de julho, e 29 a 31 de julho, em Luís Eduardo Magalhães.

Os cursos em Luís Eduardo Magalhães são realizados no Centro de Treinamento, localizado no complexo do Bahia Farm Show; em Roda Velha e em Rosário são realizados na sede da Agrosul das respectivas localidades. Todos os cursos contam com equipamentos de última geração da John Deere.

A agenda para agosto está definida, com cursos previstos em Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos – NR12, Operação e Manutenção de Trator Agrícola e Plantadeira Agrícola, todos no Centro de Treinamento em Luís Eduardo Magalhães. Para inscrições ou maiores informações, entre em contato pelo e-mail ct1@abapa.com.br e pelo celular (77) 8825.6078.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.