Bahia vacina 93,80% do rebanho contra febre aftosa

Segunda fase da vacinação começa em novembro

Em 11/07 de 2019

A Bahia alcançou 93,80% durante a primeira etapa de vacinação contra a Febre Aftosa. Das quase 10 milhões de cabeças, foram vacinados 9.316.986 animais, segundo dados divulgados nessa quarta-feira (10) pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (ADAB). Com esse percentual, segundo a Adab, a Bahia supera o índice de 90% de vacinação que é exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os produtores que não vacinaram ou não declararam serão multados no valor de R$ 53 por cabeça e R$ 160 por propriedade não declarada, ficando impedido de vender ou transportar o rebanho. No estado, estão cadastradas 269.768 mil propriedades de bovinos e bubalinos. A Bahia busca a garantia dos status de zona livre de aftosa, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), pelo 18º ano consecutivo. Já são 22 anos livre da doença, o último caso registrado foi em 1997.

A segunda etapa da campanha de vacinação será realizada durante o mês de novembro e abrange bovinos e bubalinos de até dois anos de idade.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.