Abapa e Abrapa apresentam Programa de Sustentabilidade

Por: Cristiane Barilli Durante o evento realizado na noite desta quarta-feira, 18, no Hotel Saint Louis em Luís Eduardo Magalhães (BA), a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), apresentaram as diretrizes do Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) para a safra 2013/2014 e prestaram homenagem ao […]

Em 20/12 de 2013
Denilson Gualbero, coordanador de Sustentabilidade da Abrapa

Denilson Gualbero, coordanador de Sustentabilidade da Abrapa

Por: Cristiane Barilli

Durante o evento realizado na noite desta quarta-feira, 18, no Hotel Saint Louis em Luís Eduardo Magalhães (BA), a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), apresentaram as diretrizes do Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) para a safra 2013/2014 e prestaram homenagem ao secretário da Agricultura, Eduardo Salles.

O ABR visa unificar o protocolo de certificação de sustentabilidade na produção de algodão no Brasil, englobando ações nos três pilares: ambiental, social e econômico.  De acordo com o Coordenador de Sustentabilidade da Abrapa, Denilson Gualbero, a novidade desta safra é o estudo de benchmarking que indicou a união dos protocolos ABR e BCI (Better Cotton Initiative).

“O produtor pode optar por obter o licenciamento BCI somente na hora da adesão. Uma das vantagens é o acesso facilitado a novos nichos de mercado, os produtores participantes do Programa ABR e licenciamento BCI recebem outros benefícios a longo, médio e curto prazo”, disse Denilson.  Implantado na Bahia pela Abapa, com a coordenação da Abrapa, o ABR tem o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Homenagem ao secretário da Agricultura, Eduardo Salles Na ocasião, o secretário da Agricultura Eduardo Salles, recebeu a homenagem da Abrapa e Abapa, motivada pela atuação nas tratativas políticas para o combate da Helicoverpa armigera. As placas de homenagem foram entregues pelo vice-presidente da Abrapa, Paulo Shimohira e pela presidente da Abapa, Isabel da Cunha.

Paulo Shimohira ressaltou a  dedicação do secretário na busca de alternativas e soluções para problemas sérios, como foi o surgimento da Helicoverpa nas lavouras baianas e que  a compreensão da gravidade da situação e do senso de urgência, foram fundamentais para que medidas importantes fossem tomadas.

“Destacamos a decretação da emergência fitossanitária, iniciada pela Bahia, servindo de exemplo para os outros estados afetados por essa terrível praga. A luta para a aprovação do Benzoato de Emamectina, também em caráter emergencial, e todos os entraves enfrentados pela burocracia que emperra o funcionamento adequado dos órgãos governamentais, foi um exemplo marcante de competência e determinação. A Abrapa está honrada em prestar essa merecida homenagem ao secretário, Eduardo Salles”, disse Shimohira.

A presidente da Abapa, Isabel da Cunha destacou o excelente trabalho prestado em prol do desenvolvimento e fortalecimento do algodão no Estado da Bahia. “Agradecemos o empenho do secretário nas questões relacionadas ao combate da Helicoverpa armigera. Sempre que solicitamos fomos atendidos e diante de tantas contribuições, ele tornou-se um amigo dos agricultores. O Brasil precisa de mais homens sonhadores e realizadores como o Eduardo”, disse Isabel.

O homenageado da noite, Eduardo Salles, agradeceu emocionado. “É uma grande honra receber essa homenagem de duas entidades tão importantes para o desenvolvimento do agronegócio na Bahia e no Brasil, sobretudo, para quem atua na gestão pública. Este é um momento muito importante na minha vida, depois de três anos e meio a frente da Seagri me sinto gratificado e, sem dúvida, continuarei lutando ao lado dos agricultores para que juntos possamos vencer os desafios”, disse Eduardo.

Ao final da solenidade foram entregues aos produtores os certificados de Responsabilidade Social da Campanha SOS Seca, que através das doações  ajudou a atenuar os efeitos da grande seca que atingiu os municípios da Bahia, beneficiando os pequenos criadores e agricultores familiares.

Autoridades Estiveram presentes também o 1º vice-presidente da Abrapa e diretor da Abapa, João Carlos Jacobsen, o presidente da Aiba, Júlio Busato, o prefeito de São Desidério, Demir Barbosa, o diretor de Defesa Sanitária da ADAB, Armando Sá Nascimento, o secretário de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães, Renato Faedo, que representou o prefeito Humberto Santa Cruz e o presidente do Sindicato Rural de Luís Eduardo, Vanir Koll.

Clique nas miniaturas para ampliar as fotos:

Fonte: Ascom Abapa

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.