Abapa desenvolve treinamentos no Programa de Gestão do Agronegócio

Virgília Vieira | Ascom Abapa Para qualificar profissionais que atuam nas áreas de administração, contábeis e recursos humanos nas propriedades produtoras de algodão, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), desenvolve o Programa de Desenvolvimento em Gestão do Agronegócio, que neste mês de setembro, já realizou dois treinamentos: Financiamento do Agronegócio e Gestão Estratégica, […]

Em 25/09 de 2014

Virgília Vieira | Ascom Abapa

Turma do Treinamento de Gestão Estratégica, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro

Turma do Treinamento de Gestão Estratégica, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro

Para qualificar profissionais que atuam nas áreas de administração, contábeis e recursos humanos nas propriedades produtoras de algodão, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), desenvolve o Programa de Desenvolvimento em Gestão do Agronegócio, que neste mês de setembro, já realizou dois treinamentos: Financiamento do Agronegócio e Gestão Estratégica, ministrados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a entidade de ensino responsável.

Segundo a presidente da Abapa, Isabel da Cunha, neste ano foram previstos oito cursos: Matemática Financeira, Direito Tributário, Direito Trabalhista, Financiamento do Agronegócio, Contabilidade e Custos, Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas e Comercialização: Mercados e Contratos. “O programa já capacitou cerca de 200 profissionais em 2013 e, até outubro de 2014, serão mais de 320 pessoas certificadas”, disse Isabel.

Treinamento de Financiamento do Agronegócio

Turma Treinamento de Financiamento do Agronegócio

Turma Treinamento de Financiamento do Agronegócio

O Treinamento de Financiamento do Agronegócio aconteceu entre os dias 12 e 14, e abordou temas como: O sistema financeiro nacional e os mecanismos de financiamento da Agricultura; Negociação dos papéis agrícolas no mercado primário e mecanismos de negociação no mercado secundário; Financiamento de exportações de produtos agroindustriais e lançamento de títulos agrícolas no mercado internacional; Utilização de poupança rural, depósitos à vista direcionados e incentivos fiscais do FISET – FCO – FINAM e FINOR; e Linhas de financiamento do BNDES para o agronegócio. Cerca de 30 pessoas participaram do treinamento.

Treinamento de Gestão Estratégica
Já nos dias 19, 20 e 21, foi ministrado o treinamento Gestão Estratégica, que trabalhou as Estratégias do Posicionamento; Entendimento do processo estratégico orientado ao agronegócio; análise; formulação e implementação; Estratégias de posicionamento e crescimento. Aspectos de marketing estratégico, etc. O curso teve carga horária é de 24 horas/aula. “Ter objetivos e metas muito claras e definidas, aparentemente é complicado, mas nesse treinamento, tentamos simplificar mostrando que a estratégia faz diferença e consequentemente nos fazem melhores, gerando ações positivas que criam valor para o mercado. Desenvolvimento de pensamento estratégico é um desenvolvimento de pensamento criativo. Como posso fazer as coisas diferentes dos concorrentes, e sendo diferente da maneira de capturar valor no mercado? Acho que esse é o conceito mais importante. Foi isso que eu tentei ensinar”, enfatizou o professor da FGV, Caetano Harbeli Júnior.

O assistente de T.I. do Grupo Irmãos Walker, Erick Rodrigues, destaca que com a exigência do mercado, a reciclagem de informação e o ganho de conhecimento precisam ser constantes. “Precisamos estar preparados para buscar o desenvolvimento. Esses cursos de qualificação deixam os funcionários mais preparados para desenvolver suas atividades, que exige cada vez mais conhecimento”, destacou Erick. Para a assessora contábil da Fazenda São Francisco, Honorinda Souza, o treinamento amplia o conhecimento pessoal e coletivo. “Eu quero aplicar isso no dia a dia do meu trabalho, e agregar conhecimento junto aos colegas que estão participando também”, destacou.

O Programa de Desenvolvimento em Gestão do Agronegócio, conta com recursos do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.