17/outubro/2016- Atualizado em 16/10/2016 11:59:51

Agricultores usam energia solar como solução para captação de água durante a seca

Andressa Kaam

agricultores-usam-energia-solar-como-solucao-para-captacao-de-agua-durante-a-seca-01A seca compromete além da população urbana, moradores de zonas rurais, que acabam perdendo suas safras por conta de problemas de irrigação. O agricultor Natalício Nicoleti Gonçalves, proprietário de um sítio na cidade de Ibitiúva/SP encontrou no sistema anauger solar uma solução para que suas culturas não fossem comprometidas com a escassez de água enfrentada por ele. A tecnologia consiste em uma bomba submersa que capta água dos lençois freáticos utilizando exclusivamente energia solar em seu funcionamento. O usuário tem garantia de água constantemente, sem gasto de energia elétrica.

Natalício, que possui horta e plantações de laranjas trabalha com irrigação por gotejamento. “A bomba solar me ajuda muito, pois para o meu sistema de irrigação, preciso ter a garantia de água constante, sem falhas”, destaca ele. Além de água abundante, ele indica que teve economia de energia. “A bomba é muito simples de instalar e, durante todo esse tempo de uso, pude ver a economia também de energia elétrica, o que é positivo já que enfrentaremos um grande aumento nas contas de luz pelos próximos meses”, pontua o agricultor.

Para o agricultor, é uma saída válida que deve ser utilizada mesmo se a crise foi amenizada. “É importante trabalhar e viver de forma sustentável, pensando sempre em economizar recursos como água e energia, que são tão essenciais e estão comprometidos na sociedade”, conclui Natalício.

Tags:

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!