14/novembro/2017- Atualizado em 14/11/2017 9:45:29

Ação de combate à diabetes é realizada nas unidades de saúde de Barreiras

O dia de combate a diabetes é comemorado na terça-feira (14) e as unidades de saúde de Barreiras já iniciaram a semana com orientações de como prevenir e tratar essa doença. Na manhã dessa segunda-feira, 13, as orientações aconteceram na unidade de saúde Crispiniana Ferreira de Souza, na Morada da Lua de cima.

Em Barreiras, todas as unidades de saúde acompanham pessoas que fazem o tratamento de diabetes no município, atualmente mais de duas mil pessoas fazem acompanhamento dessa doença. Seu Adriano Ramos, já teve início de diabetes e se trata diariamente.

“Na minha família têm pessoas que já tiveram essa doença, e eu controlo minha glicemia todos os dias, tenho o máximo de cuidado para não ter alteração, porque é uma doença muito difícil de tratar”, disse.

Conforme a médica Monique Taylan, a diabetes não tem cura, e o paciente deve ser acompanhado periodicamente. “A diabetes é uma doença crônica que acomete principalmente idosos e pode ser controlada, mas infelizmente é uma doença que não tem cura. É uma doença silenciosa e pode matar, esse papel de alertar é realizado pelos agentes de saúde do município que faz essa busca ativa importante para orientar e mostrar aos pacientes que a diabetes pode ser controlada”, destacou.

Ainda conforme a médica, para evitar e controlar a diabetes é necessário ter algumas atitudes e mudanças de hábitos de vida, como: não fumar, não beber bebidas alcoólicas, fazer atividades físicas, ter uma alimentação balanceadas em frutas e verduras e evitar o consumo excessivo de açúcar e carboidratos.

Fonte: Dircom Barreiras

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!