10/maio/2016- Atualizado em 10/05/2016 0:14:04

Abapa realiza curso de operação de pá carregadeira gratuito para comunidade

Virgília Vieira | Ascom Abapa

O curso aconteceu no Centro de Treinamento, em Luís Eduardo Magalhães | Foto: Virgília Vieira/Ascom Apaba

O curso aconteceu no Centro de Treinamento, em Luís Eduardo Magalhães | Foto: Virgília Vieira/Ascom Apaba

Com o objetivo de atender a demanda existente nas fazendas da região em relação à qualificação técnica dos colaboradores, especialmente no segmento de máquina da linha amarela/construção, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em parceria com a Veneza Equipamentos – John Deere, ofereceu, gratuitamente, aos profissionais em geral, o curso de Operação de pá carregadeira, que aconteceu entre os dias 02 e 06 de maio, no Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, em Luís Eduardo Magalhães.

Para o coordenador do Centro de Treinamento, Douglas Fernandes, programas como esses visam a transformação profissional e pessoal daqueles que buscam novas oportunidades, que muitas vezes estão dentro das fazendas de nossa região. “Como Centro de Treinamento sabemos que além da necessidade de aprimorar os trabalhadores que já estão no campo, também precisamos de novos profissionais devidamente capacitados. Este é um projeto que transforma sonhos em realidade”, disse Douglas.

O garçom Rubenito de Oliveira, de Luís Eduardo Magalhães, já participou de outros cursos disponibilizados pela Abapa, e afirma que encontrou nesse curso a oportunidade para mudar de atividade. “Tenho feito cursos na área de operação de máquinas agrícola, por acreditar que o trabalho no campo é a melhor opção para a minha vida profissional, aqui na região. Sempre tive o desejo de trabalhar operando máquinas no campo, porém, não tinha nem a experiência, nem condições para pagar o curso. Com essa oportunidade, está sendo possível me capacitar e hoje estou mais perto de realizar esse desejo”, disse Rubenito.

O curso tem carga horária de 24 horas, para a categoria de aprimoramento e de 40 horas, para capacitação, contemplando aulas práticas e teóricas, com os seguintes conteúdos: Noções de NR 11 – Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais; Noções de NR 12 – Máquinas e equipamentos; Noções de NR 31- Uso de máquinas e equipamentos; direitos e deveres do empregador e empregado; Código Brasileiro de Trânsito – Deslocamento de máquinas e equipamentos em via públicas; Identificação das normas ambientais vigentes; Abordagem sistêmica da NR-23; Inspeções diárias; Inspeção visual; Manobras básicas; Noções de lastreamento e calibragem (carregadora de rodas); Funções dos componentes da carregadora de rodas; Sistemas complementares; Indicadores do painel; Visor digital; Console de instrumento e comandos; Tipos de comandos; Operação com caçamba e Operação com garfos.

Para o técnico agrícola, William Evaristo, o curso além de novo, atende uma necessidade da região. “Esse é um curso que considero importante para termos na grade curricular. Acredito que para operar uma máquina desse porte tem que ter conhecimento adequado. A Abapa, com essa iniciativa, está preparando bons profissionais para o mercado, e colaborado para o nosso aprendizado”, enfatizou William.

Parceria – A Abapa em parceria com a Veneza Equipamentos – John Deere, disponibiliza o Programa de Cursos de Operação de Pá Carregadeira. A parceria foi firmada em fevereiro, com a doação de uma máquina Pá Carregadeira modelo 524K para operacionalização das aulas práticas. Os cursos são realizados ‘in company’ e também no Centro de Treinamento. Nos últimos dois meses foram realizados 10 cursos e mais de 120 trabalhadores capacitados. Todos os programas desenvolvidos pelo Centro de Treinamento neste seguimento, foram certificados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), graças à parceria firmada com o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB).

O Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia conta com recursos provenientes do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), e das seguintes parcerias: Veneza Equipamentos-John Deere; SENAR; SENAI, SEST/SENAT, SESI; Universidade Federal de Viçosa, Oeste Pneus-Pirelli; Valley Pivôs; Syngenta e Embraer, que disponibilizam todos os recursos necessários para as aulas práticas dos cursos.

Tags:

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!