04/agosto/2017- Atualizado em 04/08/2017 8:10:39

Saiba a importância da água para o organismo

A hidratação do corpo varia de acordo com a idade e a falta de água pode levar uma a pessoa a óbito

A água representa de 40% a 80% do peso total do ser humano e o corpo não possui reservas ou condições para armazenamento de água, portanto é fundamental sua reposição. Ao contrário do que muitos pensam, não devemos esperar a sede para beber água, uma vez que ela representa que o corpo já está com déficit em relação ao nível de água desejado.

Ao longo do dia, perdemos muito líquido no corpo, pela transpiração, suor, saliva, urina e fezes. Para os que praticam atividades físicas a desidratação é maior, assim como pessoas que ficam expostas a altas temperaturas. Ao perder muita água, o corpo fica fora de equilíbrio ou desidratado, chegando a níveis de desidratação severa, em que pode levar a pessoa à morte.

Segundo a doutora Carolina Mantelli, endocrinologista e especialista em metabologia, o ideal é beber cerca de 300 ml de água a cada 2 ou 3 horas, preferencialmente em um horário longe das grandes refeições como almoço e jantar. “Uma dica é ter sempre uma garrafa de água ao alcance das mãos, pois a reposição de líquidos deve ser frequente e independente da sensação de sede” complementa a doutora.

A nível de comparação, um bebê na barriga da mãe tem 95% do seu peso composto de água, um recém-nascido tem 80%, e um ser humano adulto tem cerca de 70% do seu peso em água. Já um idoso tem apenas 40%. A cor natural da urina varia de amarelo bem claro até amarelo escuro, quanto mais hidratada a pessoa estiver, mais clara a urina será. A doutora alerta ainda que uma urina acastanhada ou amarela escura normalmente é uma urina extremamente concentrada devido à pouca quantidade de água para diluí-la.

Saiba sobre as vantagens de ser manter hidratado:

– Regula a temperatura corporal: durante os exercícios físicos ou no clima muito quente, a água é liberada pela transpiração e evita que nosso organismo esquente demais ou sofra alterações térmicas bruscas;

– Desintoxica o corpo: auxilia a prevenção da infecção urinária, uma vez que estimula as idas ao banheiro, o que ajuda a “limpar” o trato urinário. Além disso, beber água ajuda a formar e hidratar o bolo fecal, evitando a constipação intestinal;

– Absorção e transporte de nutrientes: auxilia na absorção de nutrientes e glicose;

– Emagrece: além da redução da retenção de líquidos do corpo, coloca os rins para trabalhar e também traz sensação de saciedade;

– Pele bonita: promove a revitalização das células e mucosas, resultando em uma hidratação de dentro para fora e evitando o ressecamento e a descamação.

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!