16/Abril/2018- Atualizado em 16/04/2018 9:40:38

Prefeitura de Buritirama orienta produtores na conservação de forragem

Osmar Ribeiro

Na região Oeste da Bahia, os fatores climáticos impõem às forrageiras períodos de crescimento alternados com longos períodos de baixa produção, provocada pela grande estiagem. Para amenizar o problema de alimentação do rebanho em época de escassez, é que a Prefeitura Municipal de Buritirama, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a PL Projetos, realizou treinamento intensivo para orientar os produtores rurais na região Grão Mogol.

O treinamento, que consiste na prática de atividades de conservação de forragem para ser utilizada em períodos de estiagem, quando o alimento fica escasso e os animais mais sofrem, foi realizado na propriedade Grajal do produtor rural, Sr. Osmi, que aprendeu que o uso da ensilagem e da fenação horizontal e subterrânea, permite o armazenamento de grandes quantidades, de ótima qualidade de alimento que pode ser fornecido ao gado nas épocas de escassez de pastagem provocada pela estiagem (seca), como principal alimento, caso os animais estejam em confinamento.

Para o secretário Uilton Oliveira, o processo de conservação de forragens é indispensável para o gado, “com a conservação das forragens através da ensilagem horizontal e subterrânea como foi ensinada nesse treinamento, o rebanho do pequeno criador e produtor rural da nossa Buritirama, vai sofrer menos, pois não haverá a costumeira falta de alimento na época da seca”.

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!