08/junho/2018- Atualizado em 08/06/2018 19:58:49

Planserv alerta sobre cuidados para evitar e tratar com queimaduras

Medidas simples podem evitar acidentes

O Planserv aproveita esta Semana de Luta contra Queimaduras para alertar os servidores públicos do Estado a respeito do número de acidentes causados pelo manuseio de fogos de artifício, que costumam ser utilizados nos festejos juninos e em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Para evitar acidentes, alguns cuidados importantes devem ser tomados.

O Planserv alerta os servidores públicos do Estado a respeito do número de acidentes causados pelo manuseio de fogos de artifício | Foto: Reprodução Via Rondônia

Para começar, é fundamental garantir a supervisão constante de crianças durante o manuseio de fogos de artifício. Observar as recomendações dos fabricantes de fogos e não comprar aqueles de fabricação caseira ou clandestina, pois podem correr explosões fatais. “Não acender fogueiras jogando álcool ou outro líquido inflamável diretamente nas chamas é uma decisão inteligente. Além disso, soltar balões é um crime que pode provocar grandes tragédias”, lembra a Coordenadora de Gestão de Projetos de Saúde do Planserv, Maria Beatriz Fauaze.

E se o pior acontecer? Seja em queimaduras de primeiro grau, em que a pele fica avermelhada; seja nas de segundo grau, em que há formação de bolhas e a dor é mais intensa; ou nas de terceiro grau, o tipo mais grave, é indicado lavar a região afetada em água corrente por pelo menos cinco minutos para esfriar a pele e, em seguida, buscar atendimento médico imediato. “Mesmo que não esteja sentindo dor, o paciente queimado não deve remover, por conta própria, tecidos, pólvora, papel ou qualquer objeto que estiver grudado na pele, para não piorar a lesão. Só o médico saberá como fazer isso da melhor forma”, explica Maria Beatriz.

Outras dicas importantes são: nunca furar as bolhas, não tocar a área afetada e jamais usar gelo, manteiga, pomadas, borra de café, clara de ovo, creme dental ou qualquer outro produto doméstico sobre a lesão. Esta ação pode agravar o problema ou causar infecções muito graves.

A queimadura também não deve ser coberta com algodão ou qualquer outro material. Se as roupas estiverem em chamas, a pessoa afetada não deve correr. Ao invés disso, deve deitar no chão e rolar. Um lençol ou pano úmido pode ser posto sobre a roupa, mas não sobre a pele queimada.

A pessoa queimada não deve retirar a roupa para não correr o risco das bolhas estourarem e a pele ser arrancada. Não usar acessórios como pulseiras e anéis ao manusear fogos de artifício é aconselhável porque o corpo pode inchar após uma possível queimadura e esses objetos podem ficar presos.

Emergência – A lista completa dos serviços médicos de emergência com cobertura do Planserv em todo o Estado da Bahia está disponível na aba “Rede Credenciada” do site www.planserv.ba.gov.br ou no aplicativo do plano, que pode ser baixado na loja virtual Google Play, para telefones com sistema Android, e App Store, para quem utiliza iPhones.

Ascom | Planserv

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!