09/novembro/2018- Atualizado em 09/11/2018 9:42:33

Papa Francisco lança livro dando voz aos idosos

Naira Leite | LC Comunicação

Com participação de brasileiros, o lançamento mundial Sabedoria das idades incentiva a buscar nas pessoas mais velhas o conhecimento e a experiência para seguir adiante

“Os idosos têm sabedoria. São incumbidos da grande responsabilidade de transmitir sua experiência de vida, sua história familiar, a história de uma comunidade, de um povo.” – Papa Francisco, 2017

Diálogo entre gerações. Assim, com esse intuito, que o livro Sabedoria das idades pode ser apresentado para os leitores. Uma obra que revela a realidade dos mais velhos no mundo: avós, avôs, mães, pais, e tantos outros que educam e impulsionam os sonhos dos jovens, com seus conhecimentos de vida, experiências e noções maduras de um mundo que por vezes foi duro e trabalhoso, mas ao mesmo tempo gratificante.

Com mais de 250 entrevistas, realizadas durante quase dois anos e escutando as trajetórias de diversas pessoas idosas em mais de 30 países, Edições Loyola, em conjunto com Loyola Press, apresenta para os brasileiros a nova obra de Papa Francisco, Sabedoria das idades. Essa seleção, com mais de 85 histórias, abrange temas universais, com os quais os leitores conhecerão relatos de amor, perda, sobrevivência, esperança, paz diante de tragédias inimagináveis e, acima de tudo, fé – tudo pelos olhos dos mais velhos. Como destaque, a obra conta com dois relatos emocionantes de duas brasileiras na versão mundial do livro: das senhoras Ana Maria de Castros Santos e Ludovina Pacheco, esta última sendo uma das 31 comentadas pelo Pontífice no livro.

Depois do projeto Querido Papa Francisco, que em 2016 encantou o mundo com as delicadas mensagens direcionadas às crianças e suas criativas dúvidas sobre religião e a vida, o Pontífice retoma com uma inovadora obra que dá voz aos idosos. No intuito de continuar com uma oportunidade de diálogo e transmissão de conhecimentos entre as gerações, dos mais novos aos mais velhos, a obra Sabedoria das idades registra sabedorias de vida transmitidas com empatia e paciência.

Sua Santidade também se inclui no grupo de idosos fomentadores de conhecimento, com relatos de memórias pessoais de sua vida em cada início de capítulo. As sabedorias não apenas dele, mas de outros idosos ao redor do globo, dividem-se em cinco temas no livro – amor, trabalho, luta, morte e esperança – e emocionam a cada página. Além disso, com seu jeito sábio e compassivo, ele comenta dezenas dessas histórias sinceras, demonstrando uma visão repleta de paz e conhecimento para os jovens com o futuro.

“Sinto que é isto que o Senhor quer que eu diga: é preciso haver uma aliança entre jovens e idosos.” – Papa Francisco

Como o Papa Francisco deseja promover a comunicação entre as gerações, as jovens vozes também estão representadas neste livro. Houve a inclusão de um item especial, “O que aprendi com um idoso”, no qual rapazes e moças compartilham as lições valiosas que receberam do avô, de um antigo professor ou de um amigo querido.

Esquecidas ou ignoradas nos últimos tempos, as opiniões dos mais velhos em Sabedoria das idades servem de inspiração e expandem os horizontes da nova geração sobre o mundo, além de incentivá-la a ouvir uma voz que sempre esteve presente na sociedade. A obra conta com 14 depoimentos brasileiros no total, sendo 12 num caderno especial para o Brasil, no qual outros relatos de idosos estão inseridos, e suas tenras memórias de luta e esperança são apresentadas para o público. Exemplos marcantes são as memórias do Bispo Dom Mauro Morelli, do índio Genésio Manoel de Oliveira, da Dona Maria Magalhães Loyola e o da idosa mais velha presente no livro, Dona Petronilha Lopes Gomes, com 107 anos. “Falo para os meus netos viverem como eu vivi. Sempre apegada a Jesus. São 92 anos de Apostolado da Oração e sou uma pessoa muito feliz! Eu tenho muita fé!”, revela a senhora.

Ficha Técnica:
Título: Sabedoria das Idades
ISBN: 9788515045488
Autor: Papa Francisco
Páginas: 192
Preço: R$ 74,00

Sobre o autor: Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio) nasceu em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, Argentina. Foi eleito papa em 13 de março de 2013. É o primeiro papa jesuíta, o primeiro papa das Américas, o primeiro papa do hemisfério sul e o primeiro papa não europeu em mais de mil e duzentos anos. Por suas palavras e orações, deixa claro seu amor genuíno pela humanidade, sua preocupação pelo pobres e marginalizados e seu compromisso de construir pontes entre pessoas de crenças diferentes.

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!