08/dezembro/2018- Atualizado em 08/12/2018 8:50:03

Estudante surdo cega da UNEB luta para ter seus direitos respeitados

A estudante Janine Pires, do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), tem uma história que é um exemplo de superação. A jovem tem surdo cegueira e é a primeira surdo cega congênita a cursar o ensino superior, sendo uma inspiração para muitos.

Sua deficiência não a impediu de chegar a uma graduação. O maior desafio enfrentado atualmente pela estudante é o descumprimento do seu direito de assistir as aulas, por falta do acompanhamento especializado dos guias-intérpretes e brailista.

Em apoio à colega e ciente dos direitos da estudante e dos deveres do Estado no atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, os colegas de Janinne, do curso de pedagogia, estão organizando o movimento “#SomosTodosJaninne“, para reativar o contrato dos intérpretes que venceu em outubro e ainda não foi renovado. De acordo com os envolvidos no movimento, o contrato vai ser firmado em fevereiro, haja vista que o semestre acaba essa semana e só retorna em março.

Entretanto, eles reclamam da fragilidade no processo de contratação dos apoios de Janinne. São três anos de promessas que não se cumprem. Eles ressaltam ainda que o apoio é um direito adquirido que está sempre sendo velado em nome da burocracia, ou por falta de acessibilidade atitudinal. A proposta inclusiva deve ser o objetivo de todos aqueles comprometidos com a educação. No entanto, a sua implementação depende da conscientização em relação à aceitação das pessoas com necessidades educacionais especiais no meio social e compreensão de seu direito de fazer uso pleno de sua cidadania.

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

1 Comentário

  1. simone nunes disse:

    Jannine é uma jovem vitoriosa, guerreira e muito determinada. Lamentamos a inclusao mascarada em uma segregacao ao qual ela e todos os jovens em situacoes tal , igual ou semelhante a ela , enfrentam ha anos nas redes de ensino.
    Está hoje em uma faculdade publica é uma das maiores provas de luta que ela tem passado todos esses tempos.
    E A UNEB, O ESTADO, O SISTEMA, O GOVERNO…..NEGA-LHE TODOS OS MEIOS DE CONSEGUIR PROGREFIR E SEGUIR SEUS SONHOS.

    A PRESENCA DO INTERPRETE PARA SURDOS E DO GUIA-INTERPRETE PARA SURDOSCEGOS É FUNDAMENTAL. SAO SEUS OLHOS, SEUS OUVIDOS, SUA VOZ.

    VAMOS RESPEITAR TODOS OS POVOS
    DIREITOS IGUAIS PARA CADA UM

    QUE GOVERNO É ESSE

    QUE UNEB É ESSA

    QUE INCLUSAO SOCIAL JANNINE ESTA VIVENDO ??????

    #SOMOSTODOSJANINE#

Deixe o seu comentário!