Siga-nos

Sem categoria

Fórum discute ações de desenvolvimento para Oeste da Bahia

Publicado

em

Tiago Lira – representante territorial de cultura da Bacia do Rio Grande

Na manhã da sexta-feira, 25, foi realizada no auditório do hotel fênix, em Barreiras, uma reunião coordenada pelo representante da Secretaria de Planejamento do Estado – Seplan, João Alberto de Souza,  para discutir políticas públicas de desenvolvimento para região oeste da Bahia. O evento contou com a presença de membros da UNEB, CONAB, IBGE, EBDA, SECULT, 10ENVOLVIMENTO, MST, DESENBAHIA, FASB e sociedade civil.

“Fazemos parte do Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial – CEDETUR instituído pelo decreto n.º 12.354/10, que se constitui em um fórum permanente de caráter consultivo e composição paritária entre Poder Público e Sociedade Civil, que tem como finalidade subsidiar o planejamento e as ações do governo nos 26 Territórios de Identidade”, destacou João Alberto.

02

Cabe ao conselho, dentre outras atribuições, propor estratégias de implementação do Programa Territórios de Identidade e diretrizes para a elaboração dos projetos a ele relacionad os. Além de efetuar os critérios de agrupamento de municípios para a formação de territórios de identidade, a partir de estudos técnicos e indicadores, realizados pelos órgãos estaduais competentes, bem como, fomentar e promover eventos que estimulem o debate, a reflexão, a compreensão e a difusão da abordagem territorial para o desenvolvimento do estado.

“Estamos realizando uma série de encontros para o levantamento das principais questões do território, a fim de que esses dados sejam levados ao conhecimento do Estado para constarem no seu planejamento e serem implantadas ações que proporcionem mais desenvolvimento. Por isso, é fundamental a participação de toda sociedade nesses encontros”, afirmou o coordenador do colegiado territorial, Carlos Augusto Araújo Santos. Até 2015, estão previstos mais 05 encontros com a sociedade do território oeste da Bahia.