17/maio/2017- Atualizado em 17/05/2017 14:58:04

Emprego: como se preparar para entrevistas em inglês

Aline Chaves

Diretora dá dicas de como melhorar a fluência no idioma

Marianthi Boutsiavaras, diretora do centro de idiomas Language Factory | Foto: Divulgação

Dominar o inglês não é uma exigência nova para quem quer entrar no mercado de trabalho e, a cada ano que passa e até mesmo a cada entrevista, os recrutadores estão mais exigentes em relação ao conhecimento do idioma por parte dos candidatos. Inclusive, em muitas empresas, o nível de entendimento dos concorrentes já é avaliado durante a primeira etapa do processo seletivo, através de dinâmicas ou entrevistas utilizando a segunda língua.

Segundo a diretora do centro de idiomas Language Factory, Marianthi Boutsiavaras, dominar a língua é fundamental para garantir sucesso na carreira profissional, mas ser honesto em relação ao nível de conhecimento também é importante para conquistar a confiança do contratante. “Se o candidato iniciou os estudos recentemente, provavelmente o nível dele é básico. Se já tem um vocabulário mais extenso, porém não se sente tão seguro em formar frases completas, se encaixa no nível intermediário. E se domina a língua escrita e falada com naturalidade, então pode se considerar fluente”, explica.

Antes de se candidatar para vagas que exigem alto conhecimento do inglês, a dica é se preparar. “Muitas vezes o candidato sabe falar inglês, mas como não conversa diariamente perde algumas habilidades como raciocínio rápido e fluência no idioma”, afirma a diretora.

Pensando nisso, Marianthi dá três dicas para treinar o idioma e estar preparado para as futuras oportunidades:

1 – Pratique a conversação
Converse com pessoas que tenham mais conhecimentos do que você no idioma. Não tenha medo e nem vergonha de errar (é treinando que se aprende). Estabeleça metas diárias para praticar o inglês, seja assistindo a um filme, lendo jornais e revistas, ouvindo músicas etc.

2 – Leitura, fala e audição
A combinação entre leitura, audição e fala é o conjunto ideal para atribuir sucesso à fluência da língua. Crie exercícios que estimulem essas três habilidades. Reserve um dia da semana para ouvir um áudio ou vídeo e escrever como se fosse um ditado. Além de ajudar com a ampliação do vocabulário, também ajuda a memorizar as palavras. E lembre-se que a repetição melhora a pronúncia e ritmo na construção das frases.

3 – Faça do dicionário o seu melhor amigo
O dicionário é um ótimo aliado para quem está estudando, pois além dos significados das palavras também é possível aprender sinônimos, o que é muito importante para construir frases com vocabulário rico. É fundamental também lembrar que ferramentas de tradução online não são dicionário. Sempre que precisar do significado de uma palavra e a aplicação dela em uma frase, uma boa dica é consultar o http://www.wordreference.com/ que traz, além do inglês, vários outros idiomas como francês, espanhol, dutch, sueco e grego dentre outras línguas.

Tags:

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!