14/dezembro/2013- Atualizado em 19/12/2013 16:10:47

Comunidade do bairro Santa Luzia faz festa para padroeira (vídeo e fotos)

Por: Osmar Ribeiro

01Devotos celebraram ontem, 14, o Dia de Santa Luzia, considerada a “Protetora dos Olhos”. As homenagens à Santa, foram realizadas no bairro Santa Luzia, o maior de Barreiras, com procissão e missa celebrada pelo Bispo diocesano de Barreiras, Dom Josafá. A programação teve início, às 19h30m, com a concentração na Escola de Santa Luzia, no próprio bairro, procissão, e missa solene realizada às 20h.

A moradora do bairro Maria Vieira dos Anjos, considerou que a festa em louvor à santa, é um privilégio para os fiéis. “Foi bonito ver os fiéis, mesmo na chuva, participarem da procissão e finalizar com a missa celebrada por nosso querido bispo, Dom Josafá”, comentou.

A procissão saiu da Escola Santa Luzia até a igreja da padroeira do bairro, muitas pessoas, apesar da chuva, participaram e lotaram a capela. A comunidade do bairro e de outros bairros também participaram. Na missa estiveram presentes o vereador de Barreiras Alcione da Santa Luzia e a deputada estadual do PCdoB, Kelly Magalhães.

Veja o vídeo:

A missa celebrada por Dom Josafá teve momentos de emoção, quando lágrimas rolavam da face de alguns fiéis.

Sobre Santa Luzia (Wikipedia)
Santa Lúcia de Siracusa (± 283 – † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa,1 venerada pelos católicos como virgem e mártir cristã, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano.

O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivado de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora.

Clique nas miniaturas para ampliar as fotos:

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!