15/março/2018- Atualizado em 15/03/2018 16:27:52

Alunos do curso de Técnico em Enfermagem do CETEP Barreiras estão impedidos de colar grau por falta de preceptores

Osmar Ribeiro

Estudantes buscam o direito ao estágio | Foto: Arquivo pessoal Valquíria Miranda

Os alunos do curso de Técnico em Enfermagem do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (CETEP), localizado em Barreiras, Oeste da Bahia, estão passando por um problema inusitado. Os futuros profissionais que buscaram a formação técnica para estarem aptos a atender uma demanda de mão de obra qualificada, se encontram num impasse desde o ano de 2014. Turmas de 2014/2015 concluíram os componentes curriculares da Base Comum e da Formação Profissional e esperam somente a carga horária de estágio para a colação grau, mas por falta de professores de Estágio, os chamados preceptores que supervisionam e orientam a prática dos alunos, não receberam a coroação que os habilita para o exercício da profissão.

Segundo a aluna Valquíria Miranda, a medida é urgente e necessária, “precisamos com urgência da contratação desses profissionais para que realizemos a carga horária de estágio pendente, bem como a realização da colação de grau, para podermos então concluir o curso Técnico em Enfermagem e estarmos aptos a exercer a tão sonhada profissão”. A maioria dos alunos são mães e pais de famílias que precisam do Registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) para poder atuar. Valquíria complementa, “ao longo do curso, fizemos investimentos com transporte, alimentação, material didático e instrumentos para prática do estágio. Com a regularização da situação dos alunos, a saúde da região oeste tem muito a ganhar, pois serão inseridos no mercado de trabalho profissionais qualificados, aptos a contribuir de forma satisfatória com a saúde daqueles que necessitam”, esclarece.

Alunas em aulas práticas | Foto: Arquivo pessoal Valquíria Miranda

Cada preceptor só pode acompanhar legalmente, dependendo do setor em que é realizado o estágio, apenas 06 alunos, o que está inviabilizando a realização do estágio, tendo em vista que não tem preceptores suficientes para acompanhar os formandos. Do último Processo Seletivo por Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), realizado no ano de 2016, foram aprovados 06 preceptores. Rodrigo Moreno, vice-diretor da instituição, avisa que no Diário Oficial do Estado, datado de 15 de março de 2018, as profissionais Mayara Oliveira Dayube e Keite Cristina de Souza Arcanjo, foram chamadas e têm que comparecer, no prazo de 10 (dez) dias úteis, a partir da data da publicação, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30, no Núcleo Territorial de Educação (NTE).

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

3 Comentários

  1. Sou Enfermeira preceptor ,tenho experiência nas disciplinas pacientes graves,urgência e emergência,pediatria.,é demais disciplinas!

  2. Sou Enfermeira preceptor ,tenho experiência nas disciplinas pacientes graves,urgência e emergência,pediatria.

  3. Amanda disse:

    Qual é o site para fazer a inscrição para CETEP técnico em enfermagem?

Deixe o seu comentário!