12/dezembro/2017- Atualizado em 12/12/2017 20:27:27

Além dos olhos e das cores

Isabella Araújo

De forma delicada e emocionante “Luz dos meus olhos” aborda a cumplicidade entre um pai deficiente visual e sua filha. Numa relação familiar repleta de afeto, amor e carinho

Respeito e aceitação aos deficientes visuais são abordados pelo autor e ilustrador Celso Sisto com delicadeza e precisão nessa história que foi inspirada na relação da sua sobrinha, hoje com 20 anos, e o seu pai. “A relação desses dois é tão bonita. Sempre achei tão poética a maneira como ela (a Duda, sobrinha e personagem) se relacionava com meu cunhado, fato que capturei, guardei e quando estava madura a minha história resolvi contar”, declara.

Mas ele alerta que não é tudo biográfico. “Tem coisas que inventei, mas isso pouco importa. O que importa é que a história é bonita e tocante”, descreve o autor que preza pela utilização da delicadeza ao abordar alguns temas mais sensíveis. Ele opta exatamente para não cair no lugar-comum e trabalhar essas questões da diferença de forma didática e cheia de ensinamentos, como é comum nesse tipo de abordagem. “Quero fazer literatura e não livro didático”, afirma.

A publicação da Editora do Brasil traz uma mensagem altamente positiva e impactante sobre as diferenças e a aceitação. O autor conta que seu cunhado é o cego mais animado e sorridente que conhece, tem uma energia para cima e é alegre. “Ele sempre nos contou que, sabe quando está num lugar muito escuro, menos escuro, na claridade e na luz do sol. Há uma sensação deles em relação a essa exposição à luz, mesmo não vendo, que eu procurei retratar nas cores que usei de fundo para as ilustrações”, detalha.

No processo de criação desse livro primeiro veio o texto, depois as ilustrações que Sisto fez questão de produzir. Sua preocupação é sempre não ser óbvio e fazer as imagens dialogarem com o texto e irem além dele, trazendo coisas que o texto não diz. Tudo com muito afeto, carinho e amor.

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!